quinta-feira, 11 de março de 2010

Basta, basta! (ne: Um Dia de Fúria Ancestral)

Basta, basta!


Basta, basta!
Você me fez chorar muito, basta!
Que aquele que desfaz a trança de seu cabelo
Sofra mais do que eu


Negras são as suas sobrancelhas, negras,
Seus cílios abriram uma ferida em mim
Que aquele que me tira do meu trabalho
Sofra mais do que eu


Se você passar por minhas mãos, meu filhote
Fá-lo-ei arrepender-se
Que aquele que ri de minha situação presente
Sofra mais do que eu


Karacaoğlan diz: desde minha juventude
O mundo tornou-se pequeno para minha cabeça
Que aquele que ateou o fogo desta separação
Sofra mais do que eu.


"Karacaoğlan"


Nota:
Karacaoğlan é um dos principais e mais famosos representantes da poesia popular turca. Pouco se sabe a seu respeito. Ele provavelmente viveu no séc. XVII e pertencia a um pequeno grupo de menestréis que perambulavam pelas regiões rurais da Anatólia, na Turquia central, onde improvisava e recitava seus poemas ao companhamento do saz, um instrumento de três cordas popular na Turquia, tocado com uma palheta, equivalente a cud dos árabes.

Nenhum comentário: