sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ainda sobre a Galeria do Rock

Eu sei, eu sei, dissemos aqui que não jogaríamos mais a atenção para os absurdos oriundos da administração da Galeria do Rock, principalmente pela parte cultural, mas, pelo que você lerá abaixo, agora também envolve (des)respeito e/ou falta de informação ou, sendo bem intencionado, falta de memória.

O importante é que a verdade, a verdadeira arte, SEMPRE impera... O que estamos vivendo é efêmero e passageiro.

Luiz Calanca é um dos idealizadores desta Galeria, toda loja daqui deve ao menos o respeito, se não a gratidão. A Baratos Afins ajudou a mudar os rumos aqui no Brasil do estilo musical que curtimos, e ajudou a conhecermos muita coisa mundo afora, principalmente num mundo sem internet, ou pior, sem nem VHS !!!

Nós o respeitamos, e o admiramos, e é em sua defesa, em defesa de nós mesmos (lojas da Galeria do Rock e mesmo as que não estão fisicamente aqui) que resolvemos voltar a este assunto, e é ele, o próprio Luiz Calanca que fala (retirado de seu perfil do fecebook):

VERDADES SOBRE A GALERIA DO ROCK:

Por discordar de certas afirmaçoes sofre a verdadeira historia da galeria do Rock divilgada no link abaixo me senti na obrigação de elucidar a verdadeira história de como se popularizou o nome galeria do rock. http://www.galeriadorock.org.b​r/site/index.php?option=com_content&view=a​rticle&id=103&Itemid=11 Quando vim para as grandes galerias em 1978 um amigo meu repassou meu endereço a outro amigo citando a palavra galeria do rock como referencia, e por varias outras vezes depois ouvi muitas pessoas tratarem a galeria assim. De "galeria do rock",. Em 1981 minha loja de disco passou a ser uma produtora e gravadora, a Baratos Afins. Meu primeiro lançamento foi o Singin Alone um álbum solo do ex Mutantes Arnaldo Baptista. E não parei mais, os seguintes foram : Mixto Quente, Patrulha do Espaço , Coke Luxe , Ave de Veludo, tudo no seguimento rock, e tantos outros que vieram depois , bandas como Korzus, Vírus, Centúrias, Salário Mínimo, Avenger, Santuário, Performances Abutres , Chave do Sol, Harppia, Platina, Cherokee, Alta Tensåo , Esquadrilha da Fumaça, E também paralelo a isso, licenciamos toda obra dos Mutantes e os 3 primeiros álbuns da Rita Lee exclusivamente para minha gravadora. Todos os álbuns desses artistas por serem mau distribuídos e difíceis de se encontrar , nesta época era muito comum você ouvir dizer que “ só tinha na galeria do rock” , (discos independentes era só no boca a boca mesmo). Tudo Isso aconteceu muito antes do Rock n Rio chegar em 1985. Depois do Rock In Rio, tudo passou a se chamar publicamente pela mídia de , "do rock" . Praça do Rock , Comando Rock , Diário do Rock , Oficina do Rock , Radio Rock , A Hora do Rock, e até o próprio Rio de Janeiro era também chamado de Cidade Rock , e claro que também chamavam a galeria de do rock, Importante lembrar que alem dos citados , entre o antes e o depois do Rock in Rio outros nomes do pós punk paulistano como Voluntários da Pátria, Smack , Felline, Ratos De Poråo , Mercenárias, Akira S, Gueto , 365, Kafka, Vultos, Golpe de Estado e tantos outros que nem chegaram a ser conhecido foram produzidos na Baratos Afins dentro da galeria do Rock, A Punk Rock depois New Face, junto mais a Vinil Urbano, Progressive Rock , Aqualung Hellion, Rock Machine, e Empire, também viviam no mesmo endereço e tambem produziram vários discos, quase uma década antes da atual gestão. No começo dos anos 90 veio o boom do CD, e o numero de lojas e produtoras se multiplicaram ainda mais com os formatos digitais a partir daí.. Quis dizer tudo isso para ilustrar que lamentavelmente a administração que chegou ao poder com a ajuda de toda a classe roqueira não enxerga nem reconhece os antigos companheiros. Nem os que resistiram e nem os que vieram depois, como Die Hard , Mutilator, Paranoid. Undasul, Five Especial, Nosso Som, Rhytman Blues, sem contar as equipes de bailes, DJs, e MC´s È muito feio divulgar por ai que uma gestão administrativa seja a responsável pela popularização do nome Galeria do Rock, enquanto toda classe rockeira aqui citada se sente excluída.do que a administação chama de instituto cultural galeria do rock. Não seria então mais elegante dizer que o rock ganhou status de instituto, depois da “sucupirização da galeria” ao invés de arrancar paginas da historia ?
Por: Luiz Calanca

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